Nos últimos tempos, a transformação digital vem desafiando todos os segmentos, desde os mais tradicionais aos mais disruptivos. Quando se trata do varejo, os desafios podem ser bem particulares, e os caminhos para superá-los, também.

Essa transformação vem impactando diretamente a vida e o dia a dia das empresas e dos clientes. Com suas características que unem a tecnologia, melhora de desempenho e produtividade, os conceitos e metodologias que são aplicadas estão cada vez mais presentes e se tornando comuns para os mais variados níveis empresariais.

As empresas que tomaram conhecimento da importância e aderiram a transformação digital há alguns anos atrás, hoje colhem os frutos dessa decisão. Como exemplo de transformação digital bem sucedida é possível citar o Magazine Luiza, que se reinventou nos últimos anos, digitalmente falando, e agora apresenta resultados surpreendentes.

Porém, implementar um plano de transformação digital dentro de uma empresa não é tarefa fácil. O trabalho deve ser planejado e executado por profissionais de qualidade, com conhecimento e embasamento. 

Diante disso, abaixo estão listados alguns pontos fundamentais para promover a transformação digital no varejo de forma assertiva. 

1. Avaliação do estado atual do digital na organização

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Antes de investir na construção de um novo modelo digital na empresa, é necessário entender a fundo como funcionam os processos do negócio atual, passando por todos os setores da empresa, desde as lojas até os cargos executivos. 

Para isso, basta que os líderes se perguntem: estamos atendendo às demandas atuais? Quais são as áreas potenciais de melhoria? Como as tecnologias digitais podem contribuir para nossos objetivos de negócios de longo prazo?

Além disso, se a empresa já usa algum tipo de tecnologia legada, é importante entender como ela funciona e se pode ser construída ou integrada a novos produtos digitais. Entender a tecnologia que está sendo usado e suas funções é fundamental nesse processo. 

2. Definição dos objetivos da transformação digital

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Depois de conhecer os principais pontos fortes e pontos fracos da empresa, o próximo passo é entender o que exatamente os objetivos que a aplicação da transformação digital deseja alcançar. 

Não é interessante aplicar a transformação apenas por mudar algo ou seguir o fluxo do mercado. É necessário estar certificado de que a iniciativa tenha um propósito e objeções específicas, sempre pensando em gerar benefícios para os clientes e, consequentemente, resultados positivos para a empresa. 

Para isso, é interessante identificar os seguintes pontos: quais necessidades dos clientes que pretende atender? Quais os processos de negócios que podem ser simplificados? Quais os itens de despesas que poderão ser reduzidos? Quais concorrentes que a empresa deseja superar? 

Uma vez que esses pontos forem respondidos, a empresa estará pronta para avançar para o próximo passo da transformação digital. 

3. Descrição do roteiro de transformação digital

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Construir uma estratégia de transformação digital é provavelmente o item mais importante do plano. Em primeiro lugar, a estratégia deve se concentrar nas necessidades do cliente. 

Além disso, também é importante que a empresa adote uma abordagem incremental para a transformação: priorizar as áreas de melhoria e avançar passo a passo em direção aos objetivos. Isso o ajudará a manter o processo sob controle e minimizar a chance de falha.

Toda implementação da estratégia depende de identificar quais as possibilidades estratégicas que o mercado tem apresentado para a transformação digital, principalmente no que diz respeito aos riscos e oportunidades. 

É necessário, também, observar de que maneira os concorrentes estão utilizando a transformação digital, de forma que seja possível direcionar as estratégias dos negócios para a obtenção de vantagens competitivas.

4. Escolha das ferramentas e tecnologias necessárias

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Neste ponto, a empresa deve pensar nos meios reais que podem contribuir no atingimento dos objetivos e metas de negócios pré-definidos no plano estratégico. 

Atualmente novas tecnologias surgem muito rapidamente, o que gera dificuldades e dúvidas no momento de implementá-las. Por este motivo que a transformação digital tomou tamanha proporção no ambiente empresarial atual.

Ao tomar a decisão de quais tecnologias e ferramentas serão usadas, a empresa deve estar ciente de que todos os colaboradores estejam alinhados nesse sentido, pois é de suma importância a colaboração de cada um nesse processo. 

5. Estabelecimento de uma liderança clara

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Como próxima etapa, é importante a criação de uma equipe dedicada e nomeação de um líder do processo, que será responsável pela implementação da estratégia de transformação. Porém, esse processo não deve ser inteiramente centralizado, e deve contar com a colaboração de grande parte das pessoas da organização. 

Neste momento é importante ter alguém com experiência no assunto, e deve ser considerado, inclusive, a contratação deste nome no mercado, sendo indispensável uma experiência parecida no currículo desta pessoa. 

Porém, é importante que este líder não esteja aquém dos objetivos e diretrizes da organização, pois, só assim será possível manter todos os colaboradores engajados e dispostos a passar por esta transformação. 

6. Definição de um orçamento realista para a transformação

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É impossível transformar um negócio sem um investimento razoável para apoiar os esforços da equipe. O financiamento estratégico dedicado, não apenas uma parte do orçamento total de TI, é um dos principais fatores de uma transformação digital de sucesso.

A quantidade de recursos que precisarão ser investidos dependem, principalmente, dos objetivos estratégicos. Se o objetivo é promover uma transformação mais robusta e em um curto espaço de tempo, claramente demandará mais recurso financeiro. 

Uma possível solução para reduzir os custos da transformação é a terceirização da estrutura de TI. Dessa forma, a empresa economiza na contratação de desenvolvedores, profissionais de suporte e demais envolvidos neste departamento. 

7. Capacitação da equipe

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Chegando no último e, talvez, mais importante ponto da transformação digital, é de suma importância que a empresa invista na capacitação da equipe. Todos os esforços de transformação podem ser em vão se os funcionários se recusarem a se adaptar à mudança. É por isso que é importante garantir que a cultura corporativa acompanhe a transformação.

Para isso, é importante que a empresa consiga mostrar para os colaboradores a importância dessa transformação. É interessante que eles saibam todos os pontos positivos, tanto para a empresa como para si próprio. 

É indispensável ter paciência nesse processo, pois é provável que alguns colaboradores tenham restrições em relação às mudanças aplicadas. O processo é lento, porém, é muito importante.

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