É de conhecimento geral que o hábito de leitura é muito importante para o desenvolvimento de vários aspectos pessoais e comportamentais. Habilidades criativas, memoriais e de concentração são diretamente afetadas positivamente quando se possui este hábito.

É bastante comum grandes líderes e referências mundiais apontar a leitura como um grande fator para o sucesso, como é o caso de Bill Gates, por exemplo. O seriado “O código Bill Gates”, disponível na Netflix, mostra como o fundador da Microsoft organiza suas leituras e sua disciplina nesse sentido. 

Um dos nomes mais fortes do varejo brasileiro, Abílio Diniz, também é um adepto e amante de leitura, e aponta este como um dos principais fatores de sucesso em sua jornada empreendedora. Inclusive, o empresário brasileiro lança, todos os anos, indicações de leitura como forma de retribuir o carinho às pessoas que o acompanha.

Abaixo estão listados alguns livros que podem contribuir significativamente na carreira de empreendedores varejistas e amantes do setor, acompanhado por uma breve análise introdutória sobre cada uma dessas obras.

8-livros-que-todo-varejista-deveria-ler-introducao

1. Por dentro do Alibaba

Esta obra, escrita por Porter Erisman, ex-vice-presidente do Alibaba, conta um pouco da trajetória e desafios enfrentados pelo Alibaba, que iniciou suas atividades dentro de um apartamento em Hangzhou, até se tornar a maior empresa de e-commerce do mundo. 

O livro trata sobre algumas curiosidades do dia-a-dia dentro da empresa e os desafios enfrentados durante o percurso até o sucesso. Além disso, o livro traz um relato sobre Jack Ma, CEO da companhia na época e um dos nomes mais fortes do mundo quando se trata de varejo e tecnologia

O livro também relata, sob olhar do autor, sobre a abertura do mercado digital na China e a dificuldade de brigar com as gigantes do Vale do Silício, como o eBay, por exemplo, e mostra como o Alibaba criou vantagens frente a essas grandes empresas. 

2. A Loja de Tudo

Este livro, escrito por Brad Stone, é um misto de biografia de Jeff Bezos e história da Amazon, sendo possível através de acesso inédito a funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos de Bezos. 

A loja de tudo é a biografia definitiva da start-up que fez uma das primeiras e maiores apostas na internet e mudou para sempre a forma de ler e de comprar. É um relato honesto sobre a empresa mais emblemática da era digital, bem como um olhar profundamente pessoal sobre o icônico personagem que a criou.

Em resumo, a obra conta, em detalhes, como Bezos construiu a maior loja virtual do mundo, quantas besteiras fez e como virou um ícone do varejo mundial com uma impiedade tamanha que só se iguala à sua vontade de oferecer a melhor experiência possível ao cliente.

3. Sam Walton: Made in América

Na obra, Sam Walton, fundador do Walmart e autêntico herói popular americano, relata como transformou uma pobre cidade algodoeira no Walmart, a maior cadeia de lojas varejistas do mundo.

No livro, Sam Walton conta sua extraordinária história com as próprias e inimitáveis palavras, proporcionando uma reveladora perspectiva sobre os elementos do seu sucesso e os principais desafios encontrados durante o caminho de consolidação e expansão de sua empresa. 

Sinceramente modesto, mas sempre seguro de suas ambições e realizações, Sam expõe o seu pensamento de maneira simples, num estilo direito, como se conversasse com o leitor, tornando a obra leve e prazerosa de ser lida. 

4. Fome de Poder

O livro “Fome de Poder”, originalmente intitulado como “The Founder”, ou O Fundador em português, conta a história do nascimento da grande rede de fast food conhecida como McDonald’s e como ela se tornou a grande potência que é hoje no ramo alimentício, alimentando cerca de 68 milhões de clientes por dia em um de seus 35 mil pontos de venda espalhados por 119 países.

A obra mostra como Ray Kroc, com sua visão de negócios, atravessou o caminho dos irmãos McDonald’s, que tinham uma visão inovadora para os negócios, mas faltava a eles uma qualidade que é típica aos homens de negócios bem-sucedidos: a ambição e o apetite voraz para encontrar novas oportunidades. E essas características eram facilmente encontradas em Kroc.

Um ponto que ficou bastante explícito na obra é que pessoas se dedicam ao mundo dos negócios e querem crescer, em algum momento de sua trajetória, irão encarar decisões questionáveis do ponto de vista moral e ético, assim como no caso Facebook, contada no filme “A Rede Social”.

8-livros-que-todo-varejista-deveria-ler-fome-de-poder

5. Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas

O livro, escrito por Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, apresenta uma abordagem completa para a construção estratégica em negócios de varejo, principalmente no cenário do mercado nacional. 

A obra aprofunda a análise dos cinco temas estratégicos que, segundo o autor, devem ser endereçados pelas empresas do setor na busca do crescimento lucrativo e sustentável. Esses cinco temas são: relação com o produto, papel da loja, experiência do cliente , integração com o mundo digital e, por fim, propósito e cultura.

O autor bate muito na tecla  da simplicidade. Segundo ele, a cada dia que passa cresce a importância de pensar simples no varejo, e traz diversos exemplos para exemplificar a importância de adotar essa mentalidade para embasar as decisões estratégicas do setor. 

6. O Novo Varejo e a Transformação Digital

Este livro, escrito por Rubens Sant’anna, um dos maiores especialistas de trade marketing no brasil, professor da ESPM e fundador da Academia Rubens Sant’anna, é um guia definitivo para preparar os empresários do varejo para o novo ambiente mercadológico, onde a tecnologia influencia toda e qualquer interação do shopper com o varejo.

Na obra, Rubens Sant’anna busca apontar características do novo varejo, sempre deixando claro que a forma de trabalhar nesse mercado mudou e que algumas práticas e estratégias que foram muito eficazes no passado não funcionam mais nos dias de hoje. 

O autor também conta sobre suas viagens ao redor do mundo em busca de identificar uma linha de tendências que serão realidade no Brasil nos próximos anos. O principal destaque nesse sentido foi uma viagem para a China, onde Rubens pôde ver um cenário completamente transformado quando o assunto é varejo e tecnologia.

7. A Marca da Vitória

O livro “A marca da vitória” conta a história de Phil Knight, fundador da Nike, uma história de empreendedorismo revigorante. Através de altos e baixos, ganhos e perdas, a equipe de Phil construiu uma das mais admiradas marcas do mundo.

A autobiografia do criador da Nike é marcada por muitos desafios. Investimento reduzido, problemas com fornecedores, mercado acirrado, ameaça de falência, e uma série de outros obstáculos. No entanto, o sonho de Phil Knight, mais conhecido como Buck, falou mais alto.

Como a obra é um relato pessoal, “A marca da vitória” atinge um nível de honestidade e emoção que nem mesmo as melhores biografias conseguem alcançar. Com muita profundidade e detalhes incríveis, a autobiografia pode ser considerada um dos melhores livros para empreendedores.

8. Abilio Diniz

O Livro “Abilio”,  escrito por Cristiane Correa, que também escreveu o livro Sonho Grande, retrata a toda a trajetória do empresário Abilio Diniz, que segundo muitos é o empresário brasileiro mais importante do varejo global.

O livro revela os bastidores do processo de saída do empresário do Grupo Pão de Açúcar, conta em detalhes a disputa familiar pelo controle da companhia e as histórias de pioneirismo protagonizadas por Abilio no varejo brasileiro. 

É o retrato apurado de um homem movido por suas paixões, mesmo que elas lhe criem inimigos ao longo do caminho. Muito ambicioso e obstinado, Abilio teve alguns problemas durante sua trajetória, e o livro traz uma grande riqueza de detalhes desses desafios enfrentados pelo empresário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui