A cada ano que passa o mercado e os consumidores estão exigindo cada vez mais das empresas do varejo. Para acompanhar a mudança de hábito dos clientes, as empresas devem acelerar o processo de inovação e transformação digital.

Uma das possibilidades de acelerar esse processo é a aproximação com as startups, pois elas podem ser usadas como ferramentas para criar um ecossistema propício para avançar sem grandes dores ou grandes mudanças em suas estruturas internas.

Pensando nisso, listamos 8 startups que podem ser muito relevantes para os varejistas que buscam atender às expectativas do clientes e acompanhar a transformação que vem ocorrendo no setor, confira abaixo.

1. Méliuz

8-startups-relevantes-para-o-varejo-meliuz

Méliuz é uma startup brasileira, criada em 2011, que disponibiliza gratuitamente em sua plataforma cupons de desconto de lojas, físicas e online, e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras direto na conta bancária (conceito cashback).

O Méliuz possui mais de 3.000 lojas parceiras e devolveu mais de R$ 100 milhões aos clientes. A base de consumidores cadastrados no programa é de 7 milhões. Em 2016, foi a empresa com o atendimento mais bem avaliado do país em pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui. 

A startup é interessante para o varejo, seja físico ou online, pois funciona como um programa de fidelidade e um atrativo a mais para atrair e fidelizar clientes. Além disso, a empresa oferece os dados de contas aos clientes, e abastece o varejista com informações necessárias para traçar uma estratégia de venda mais eficaz. 

2. Indeva

8-startups-relevantes-para-o-varejo-indeva

Aumentar a produtividade e potencializar resultados no varejo físico. Esta é a proposta da Indeva, segundo contou Leonardo Reis, CEO da startup. A plataforma já está presente em mais de mil pontos de venda de 90 marcas e é utilizada por 7.200 usuários. 

A startup ajuda a responder questões como vender mais e qual o potencial dos pontos de vendas, quantas oportunidades de venda cada loja possui. Além disso, ajuda a gerenciar uma tomada de decisão, mensurando a performance do vendedor. 

A Indeva impacta todas as pessoas envolvidas no processo comercial. Em linhas gerais, a plataforma mensura taxa de conversão por vendedor, loja e rede, em seguida dá acesso a resultados e metas diariamente, mostrando os motivos de perda de venda por vendedor.

3. Supermercado Now

8-startups-relevantes-para-o-varejo-supermercado-now

O Supermercado Now é uma plataforma (site e aplicativo) que conecta seus clientes com supermercados parceiros por meio de geolocalização. Após selecionar o mercado preferido e fazer as compras online, realizam a entrega em até duas horas ou horário agendado, de forma personalizada.

O mercado em que a startup atua é promissor, e tem o potencial de ultrapassar a barreira dos R$ 40 bilhões nos próximos anos. O modelo de negócio remunera os entregadores e faz o modelo de negócio girar em economia compartilhada.

A startup é relevante para os varejistas pois traz mais praticidade no momento de compra do cliente e permite que eles não percam tempo nos supermercados e ganhem mais tempo para desenvolver outras atividades, o que agrega muito valor. 

4. Zanzant

8-startups-relevantes-para-o-varejo-zanzant

A startup atua na eliminação de filas em supermercados. Por meio de um hardware embarcado no estabelecimento, o cliente aciona que quer ir para a fila do checkout e continua comprando até chegar sua vez.

O sistema gerencia e otimiza o tempo de espera para atendimento em checkouts de estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços para ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Com o aplicativo Zanzant, os consumidores garantem um lugar na fila virtual para atendimento nos caixas de pagamento enquanto aproveitam o tempo de espera fazendo suas compras com tranquilidade.

Não é necessário se cadastrar, fazer login ou inserir senhas. Ao entrar na rede Wi-Fi Zanzant instalada no estabelecimento parceiro, o aplicativo começa a funcionar. Além disso, os consumidores também têm acesso às promoções da loja em tempo real.

5. Luckro

8-startups-relevantes-para-o-varejo-luckro

Uma plataforma de Merchandising on Demand que ajuda fornecedores e varejistas de diversos segmentos a monitorar a execução comercial no ponto de venda com maior velocidade e menores custos.

Na plataforma, o varejista pode fazer cotações e solicitar produtos, o vendedor comunica promoções e encontra novos clientes, e as marcas podem fazer pesquisas sobre a venda de seus produtos direto com a fonte.

A solução é interessante pois auxilia na otimização dos processos e relacionamento entre varejo e fornecedores, trazendo maior produtividade, agilidade, confiança e controle na operação, tudo isso de uma forma moderna, simples e segura.

6. Onyo

8-startups-relevantes-para-o-varejo-onyo

A startup Onyo busca agilizar o atendimento dos restaurantes em praças de alimentação em shopping centers. O aplicativo permite que o consumidor faça os pedidos antes mesmo de chegar aos restaurantes, e quando a refeição estiver pronta, ele é notificado.

Além disso, consumidor também tem acesso a promoções específicas e ofertas exclusivas. A startup cresceu entre 30% e 40% ao mês em Gross Merchandising Volume (GMV) e representa, para muitas marcas, entre 10% e 15% do movimento do dia.

A startup funciona basicamente como a Zanzant, porém, é voltada para os shoppings. A solução é muito relevante pois evita que os clientes evitem filas extensas, aumentando a praticidade e trazendo maior praticidade para o momento da compra, tornando a experiência ainda mais satisfatória.

7. Propz

8-startups-relevantes-para-o-varejo-propz

A Propz é uma empresa de tecnologia pioneira na aplicação de Inteligência Artificial para alavancar vendas no varejo físico. A combinação de CRM, Big Data e Machine Learning, aliada à expertise no segmento, personaliza de forma automatizada o envio de campanhas de marketing digital em múltiplos canais. 

A tecnologia verticalizada desenvolvida pela Propz é capaz de entender a jornada de consumo, predizer ofertas mais atraentes e reagir em tempo real, atingindo os consumidores certos momentos antes de cada missão de compra. Entre seus principais clientes estão RaiaDrogasil, Ipiranga/Km de Vantagens, Bradesco, Via Varejo, Cencosud,  Seguros Cencosud e Dotz. 

A startup é relevante pois ajuda as empresas a identificarem clientes em potencial, e faz com que eles se aproximem da organização. Por esse motivo, a cartela de clientes tende a aumentar, elevando as chances de conversão e os índices de lucratividade da empresa. 

8. Dotz 

8-startups-relevantes-para-o-varejo-dotz

A Dotz é uma startup de benefícios que agrega mais de 300 empresas, como bancos, supermercados, livrarias, cinemas, postos de gasolinas, drogarias, etc. Consiste basicamente no acúmulo de pontos através de compras nestes estabelecimentos, para serem trocados por prêmios e serviços oferecidos.

Esses pontos ganham o nome de Dotz e se constituem como uma moeda de troca. Para participar do programa da empresa existem vários meios. Os estabelecimentos que possuem a solução fazem o seu cadastro gratuitamente e na hora através do seu CPF. 

Assim como a Méliuz, a Dotz é positiva para o varejo, seja físico ou online, pois funciona como um programa de fidelidade e um atrativo a mais para atrair e fidelizar clientes, estimulando a recorrência e oferecendo dados importantes para as empresas clientes.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom material . Incrível como as relações entre indústria e varejo também vão se modificar dentro desse ecossistema digital do varejo. !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui