Para entender o desejo dos consumidores, em janeiro de 2020, o Google Surveys realizou a pesquisa com o objetivo de entender quais os principais benefícios que os consumidores gostariam de receber além dos descontos, com atenção especial para a data do dia consumidor, que ocorre todos os anos no dia 15 de março. 

O frete grátis se destacou como a principal opção por 53% dos consumidores. De acordo com um estudo feito pela empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG), 74% dos consumidores afirmam que o “frete grátis” é fator de influência na hora de decidir, ou não, comprar online.

Condições de pagamentos especiais também se destaca como um ponto relevante para o consumidor, principalmente com a variedade de opções de pagamento que existem hoje, a opção contou com 15% de preferência entre as participantes da pesquisa. 

Pontos extras em programas de fidelidade foi a terceira opção mais pedida com 12% das escolhas, reforçando a importância e crescimento de programas voltados para a retenção e atração dos clientes.

Em seguida, com 7% de preferência, vem o cashback que tem ganhado cada vez mais força no varejo nos últimos anos, principalmente com o crescimento de marcas como Meliuz e Picpay. Essa opção também está presente na estratégia de outras grandes empresas que adotaram esse programa de recompensas para conquistar e manter clientes, como é o caso do Mercado Livre.

“O cashback é o novo frete grátis. No passado, o mercado abriu as portas de entrega gratuita para atrair clientes, e viu que ficou caro demais. Aí a festa acabou e as empresas se reorganizaram.” Afirmou Roberto Wajnsztok, ex-diretor do Walmart e fundador da Origin5 consultoria.

Com os mesmos 7% de preferência, o seguro/garantia estendida gratuito dos produtos se mostrou relevante para significativa parte dos consumidores. Sendo essa uma estratégia com alta margem nos últimos anos, desmotivando a escolha de muitas pessoas na compra do serviço.

Contudo, em razão dos baixos custos em comparação com outros programas, essa pode ser uma opção para oferecimentos gratuito aos clientes em virtude de sua alta relevância e possibilidade de atração de novos consumidores para as lojas varejistas.

Os descontos em serviços de assinatura, apesar do baixa quantidade de preferência em relação aos outros consumidores, se mostrou um ponto que pode chamar atenção dos clientes. O que evidencia, novamente, a força que serviços de assinatura e programas de fidelidade possuem no varejo.

Por fim, alguns outros benefícios foram citados por consumidores na pesquisa. Porém, todos juntos representaram apenas 2% da preferência dos consumidores, não chamando tanta atenção do público em comparação com os outros benefícios citados acima.

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