M&A é a sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, em português: Fusões e Aquisições. O texto busca evidenciar a relevância dos M&As no cenário de negócios e a sua evolução nos últimos anos no Brasil.

Esse movimento é comum principalmente em grandes empresas, porém, não somente elas podem se beneficiar do que as Fusões e Aquisições podem oferecer.

Apesar de não ser tão visado, o movimento feito por pequenas e médias empresas pode ser crucial, em especial, em alguns setores da economia que são muito difíceis de ganhar market share.

“Pequenas e médias empresas podem utilizar este recurso para alavancar seus negócios, iniciar a consolidação de mercados e atrair talentos que fazem a diferença para a empresa no médio e longo prazo”, explica o fundador da Astella Investimentos, Edson Rigonatti, no vídeo a seguir:

Dentro desse cenário, é importante destacar que os M&As são úteis, em especial, em dois casos:

  1. A transação vai ajudar a empresa a fazer o que ela já faz, de forma melhor

Um exemplo é um varejista supermercadista se fundindo com um outro supermercadista, porém menor e que tem um foco muito grande no digital e já é bem desenvolvido nesse sentido. 

Esse contexto, beneficiará ambos os lados, tendo em vista que a empresa maior conseguirá desenvolver seu lado digital mais rápido e com mais facilidade, e a empresa menor conseguirá escalar e se aproveitar das diversas sinergias que podem ser geradas com essa transação.

  1. A transação trará um novo modelo de negócio para aquele ambiente

Novamente usando o exemplo do varejo supermercadista, uma empresa pode realizar o movimento com uma marca de biscoitos. Pois, além de verticalizar e receber os benefícios disso, essa empresa conseguirá reduzir seu custo e, se houver interesse no posicionamento, também conseguir oferecer um preço mais competitivo por se tratar de uma marca própria.

Os líderes das principais empresas do país dão grande valor para esse tipo de transação. Recentemente, Israel Salmen, fundador e CEO da Méliuz, disse ao Brazil Journal, sua percepção sobre o movimento de M&A na empresa: “Como empreendedor, esse movimento para mim é mais importante do que o IPO.” 

Portanto, fica evidente a relevância do M&A dentro do mundo dos negócios. Diante disso, a Distrito disponibilizou dados sobre a evolução do número de M&As nos últimos anos reproduzida no gráfico a seguir:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui