Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que o fluxo de visitas a lojas físicas caiu 0,33% em todo o Brasil no ano de 2019. Esse número foi impactado pela alta quantidade de pessoas em novembro, em razão da Black Friday, o que resultou em uma queda menos expressiva da variação anual.

É um número pequeno, mas já chama a atenção em razão de ser uma tendência que fará com que haja cada vez menos presença dos consumidores nas lojas físicas, principalmente para aqueles que não investirem na experiência do cliente.

Esses números serão ainda piores em 2020 devido ao coronavírus, e a tendência é que se mantenha nos próximos anos em razão do impacto digital que a pandemia vai ter no comportamento do consumidor. Isso reforça a necessidade dos varejistas buscarem transformar suas lojas em ambientes que oferecem experiências personalizadas e de alta qualidade para as pessoas.

Além disso, sem esse diferencial as lojas físicas tenderão a perder cada vez mais espaço para o online, que possui alto potencial de crescimento nos próximos anos. Existem diversos exemplos de varejistas que buscaram transformar a experiência de compra em algo memorável e especial de acordo com o perfil do cliente.

Um caso que se destaca é o da Nike, que possui uma loja em Nova York de 6 andares que oferece diversos atrativos para os consumidores. Existem espaços que lembram ginásios, vestiários, e até mesmo outros que lembram verdadeiros laboratórios científicos.

A loja também é customizável, e foi criada para se adaptar à lançamentos especiais e eventos, conforme a necessidade. Também são oferecidas opções de customização que permitem modificar e até criar roupas, tênis e acessórios conforme o desejo do cliente. A loja ainda investe fortemente no Omnichannel e oferece:

  • Opção de comprar online e retirar na loja
  • Reserva de produtos pelo app e retirada em armários eletrônicos na loja
  • Entrega das compras feitas na loja em casa ou no hotel

Além de ser mais um atrativo para a visita de novos consumidores, isso reforça o contato que é algo crucial no formato físico. Com isso, aumenta o relacionamento e auxilia no desenvolvimento da força da fidelidade entre a marca-cliente.

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