Durante a pandemia a força do online se multiplicou, mudanças no comportamento do consumidor foram aceleradas. Segundo levantamento da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce já acumulou um crescimento de mais de 100% na vendas no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019.

Diante disso, o marketing digital se tornou o centro da preocupação da maior parte das empresas varejistas para desenvolver o relacionamento com atuais e potenciais consumidores.

Como parte dessa estratégia, conteúdos em redes sociais têm ganhado cada vez mais força. Diante disso, varejistas têm se destacado com relação ao engajamento gerado nas redes sociais, das 4 principais marcas, 3 são varejistas.

Os varejistas que ocupam as principais posições são: Lojas Americanas (18,6 milhões de interações), Grão de Gente (5,1 milhões de interações) e Santa Lolla (2,9 milhões de interações). A única marca fora do setor é a Netflix Brasil, que é uma das referências quando o assunto é relacionamento com cliente. 

A força da Netflix é percebida quando comparada a quantidade de posts entre as marcas, mesmo com poucas postagens consegue muito engajamento em cada uma delas, o que explica a razão de ser uma das principais referências mundiais no assunto. Abaixo é possível ver uma tabela que mostra a quantidade de posts em cada um dos perfis:

Portanto, ao fazer uma análise desses dados, é evidente a importância das marcas buscarem criar relacionamentos com os clientes. Contudo, é crucial também buscar formas de fazer com que esse relacionamento seja o mais eficiente possível, tendo em vista que a quantidade de postagens não necessariamente vai significar mais engajamento.

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