O objetivo desse conteúdo é trazer as notícias mais relevantes sobre varejo e negócios da semana, tudo de forma prática e simplificada, mas sem deixar com que os principais detalhes passem despercebidos.

noticias-da-semana-ads

Vendas do varejo físico crescem 4,9% em 2021

De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas do varejo físico brasileiro registraram aumento de 4,9% no acumulado de 2021, em comparação a 2020. No ano anterior, foi registrada a maior retração de toda a série histórica do índice, com queda de 12,2%. 

Segundo a pesquisa, os segmentos de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática impulsionaram o índice, com alta média de 9,5%. Considerando apenas o mês de dezembro, houve queda de 4,7% nas vendas do comércio brasileiro.

Atividade econômica cresceu 1,8% em novembro

Segundo o Monitor do PIB, que antecipa os dados da atividade econômica brasileira, a economia cresceu 1,8% em novembro de 2021 em comparação com outubro. A alta reverteu a trajetória de queda e estagnação que o índice estava desde abril. 

A pesquisa divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que o consumo das famílias cresceu e teve maior participação na demanda de serviços.

Carrefour aceitará Pagamento em Criptomoedas

O Carrefour firmou uma parceria com a Weex Capital, empresa de caixas eletrônicos de bitcoin e criptomoedas, para se equipar e iniciar as transações por meio de criptoativos. 

Porém, apenas as unidades da Espanha receberão os equipamentos e as transações serão restritas ao valor de 990 euros. A expansão da parceria para outras localidades, como o Brasil, será avaliada pelas companhias. 

Aceitação do PIX triplica no e-commerce em 2021

De acordo com uma pesquisa feita pela Gmattos, consultoria de pagamentos online, o PIX, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, que era aceito por 16,9% das lojas online em janeiro de 2021, atingiu o índice de adoção de 55,9% em dezembro, uma variação positiva de 39 pontos percentuais. 

Com isso, a aceitação desse meio mais do que triplicou no período. Dessa forma, o Pix atingiu a terceira posição no ranking das formas de pagamento no comércio eletrônico em dezembro.

62% dos consumidores mudariam os hábitos de compra em prol da sustentabilidade

Cerca de 62% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. Os dados são da pesquisa feita pelo IBM, em parceria com a National Retail Federation. O levantamento ainda aponta que metade dos entrevistados estão dispostos a pagar mais pela sustentabilidade, até 70%. 

Porém, existe uma lacuna entre intenção e compra, com apenas 31% dos entrevistados dizendo que produtos sustentáveis foram a totalidade ou grande parte de sua última compra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui