Vendas no TikTok? Isso mesmo, em meio a um turbilhão de conteúdo meticulosamente trabalhado, cheio de desafios de dança, hacks de vida, tutoriais e vlogs diários, a rede social segue por um caminho cada vez mais ‘monetizável’, com vendas feitas pelos usuários dentro da plataforma.

Em 2022, segundo a Statista, o TikTok foi o aplicativo móvel mais baixado em todo o mundo. O aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos gerou 672 milhões de downloads no período. Logo em seguida outras redes sociais como o Instagram e WhatsApp com 548 milhões e 424 milhões de downloads, respectivamente. 

Além disso, um dado diretamente ligado ao assunto é que a hashtag #TikTokMeFezComprar tem +310 milhões de visualizações. Nesse cenário, é evidente a relevância e o potencial de público que essa rede social oferece, o que consequentemente impacta o mercado de forma geral, mas como?

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Quem usa o TikTok?

A faixa etária de pessoas que mais usam o TikTok é mulheres entre 18 e 24 anos com 24% de representatividade do total, enquanto os usuários do sexo masculino da mesma idade representavam aproximadamente 18% da audiência da plataforma, segundo dados da Statista de 2022.

Com também grande relevância, a audiência online é ainda composta por 17% de usuários do sexo feminino com idade entre 25 e 34 anos e 14% de usuários do sexo masculino na mesma faixa etária. As outras faixa etárias possuem números menos representativos, mas com padrão do sexo feminino levemente acima do público masculino.

Como o TikTok faz recomendações de conteúdos?

De acordo com um comunicado de imprensa do TikTok, o algoritmo recomenda conteúdo com base em vários fatores, incluindo:

  • Interações do usuário
    • Vídeos que você gosta/compartilha/comentário e contas que o usuário já segue
  • Informações do vídeo
    • Legendas, sons, hashtags
  • Configurações do dispositivo e da conta
    • Preferências de idioma, localização, dispositivo móvel ou desktop, etc.

E-commerce do TikTok no Brasil

A entrada no Brasil é cada vez mais iminente, porém a cautela que a empresa teve até agora no país passou principalmente por conta de alguns desafios desse mercado na região. Os 2 principais são:

  • Lucratividade: os principais marketplaces do país ainda dão prejuízo em sua maioria, principalmente por conta de custos com Marketing e Logística e na definição de quais taxas cobrar (geralmente os varejistas brasileiros cobram entre 11-20% de seus sellers)
  • Preferências dos consumidores: apesar do TikTok já ter grande relevância no país e ter mantido seu crescimento nos últimos anos, o Instagram ainda é maior e possui maior preferência entre os usuários brasileiros. Isso gera uma preocupação da preferência dos consumidores vs. o principal concorrente já que precisaria de grande volume para conseguir uma operação lucrativa

TikTok Shop

TikTok Shop é um novo recurso de compras que permite que comerciantes, marcas e criadores exibam e vendam produtos diretamente no TikTok por meio de vídeos nos feeds, LIVEs e na guia de exibição de produtos.

Benefícios oferecidos para comerciantes

  • Taxas competitivas: Montagem de loja gratuita. Sem listagem ou taxa de inscrição. A comissão de vendas é reduzida para 1,8% nos primeiros 90 dias e reverte para 5% depois
  • Suporte da comunidade: Acesso à comunidade exclusiva de vendedores e suporte direto dos administradores da TikTok Shop
  • Campanhas do comerciante: Participação das campanhas da TikTok Shop para ajudar a expandir os negócios

Casos de sucesso

O TikTok apresenta alguns casos de sucesso em sua plataforma, alguns exemplos são:

A Outlandish Digital foi estabelecida em Londres em 2021 como um dos primeiros parceiros de loja certificados TikTok (TSP) no Reino Unido, trazendo experiência em produção e comércio social para os mercados do Reino Unido e da Europa. Sua conta criadora: @Tech_On_Trend ajudou os vendedores a alcançar resultados de vendas notáveis ​​durante a campanha de fim de ano.

  • 124% de aumento da Receita Líquida
  • 142% de aumento no Volume de Pedidos
  • 133,4K de visualizações ao vivo

A pequena empresa PerfumeBoss Ltd ingressou na TikTok Shop 2022 e organizou sua primeira live de compra apenas 2 dias após a integração. Após 2 meses, a marca se comprometeu a realizar +5 lives por semana. Com essa dedicação e continuando a aumentar o tempo total de duração das lives, seus negócios cresceram muito além das expectativas. Alguns dos resultados foram:

  • 438% de aumento da Receita Líquida
  • 369% de aumento no Volume de Pedidos
  • 32% de aumento de Seguidores

Conclusão

Não se sabe ainda quando a empresa vai de fato iniciar sua operação de e-commerce no país, porém principalmente em razão do sucesso na Ásia e Europa, é muito provável que a operação se inicie em breve no mercado brasileiro.

O principal impacto disso deve ser das principais varejistas do país, que vão precisar se adaptar às novas formas de compra dos consumidores, além de um dos principais ‘medos’ dos marketplaces do país: perder market share em um mercado que o volume dita quem é lucrativo ou não, sendo então ponto crucial para definir quem vai sair vencedor no futuro.

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